curiosidades

CURIOSIDADES DE PORTUGAL

O PORTUGUÊS É O IDIOMA OFICIAL DE NOVE PAÍSES

   Mais de 275 milhões de pessoas por todo o mundo são falantes nativos da língua portuguesa. Além de Portugal, o português é o idioma oficial do Brasil, Moçambique, Angola, Timor Leste, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. O idioma também é falado por muitas pessoas em Goa (Índia) e em Macau (Costa sul da China).

O ESTADO-NAÇÃO MAIS ANTIGO DA EUROPA

   Isso não quer dizer que é o território mais antigo, mas sim que a sua organização como país soberano é mais antiga do continente. A história de Portugal como um Estado-Nação começou em 1139 com o Reino de Portugal, que durou até 1910, altura que se tornou uma República. Desde 1297, quando os portugueses e espanhóis assinaram um tratado que cedia o Algarve para Portugal, as suas fronteiras têm permanecido praticamente inalteradas.

CASTELOS E IGREJAS CATÓLICAS

O país possuí muitos castelos e igrejas. Muitos desses castelos são medievais e impressionam por estarem preservados até hoje e abertos à visitação. Já as igrejas católicas mostram a ligação histórica do país com catolicismo romano.

A LIVRARIA MAIS ANTIGA DO MUNDO ESTÁ EM LISBOA

   Datada de 1732, a Bertrand Chiado na Rua Garrett é a mais antiga livraria em funcionamento do mundo, um recorde oficializado pelo Livro Guinness dos Recordes em 2011. A livraria original foi aberta por Pedro Faure na Rua Direito do Loreto. Ele esperava que a sua livraria se tornasse num centro de eventos intelectuais e artísticos. Pedro Faure foi bem-sucedido, mas, em 1775, o Grande Terramoto de Lisboa praticamente destruiu a loja. Desanimado, Faure vendeu a livraria aos Irmãos Bertrand, que a transferiram temporariamente, tendo regressado 18 anos depois à zona da Baixa de Lisboa, onde foi reconstruída. Com o passar dos anos, a marca Bertrand tornou-se um nome nacional e é agora a maior cadeia de livrarias em Portugal, com mais de 50 lojas.

OS FAMOSOS PASTÉIS DE NATA FORAM CRIADOS POR MONGES NO SÉCULO XIII

   Os pastéis de nata (também conhecidos como pastéis de Belém) são a sobremesa favorita de Portugal e tem sido assim desde o século XIII. Essa sobremesa portuguesa foi criada por monges no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa. Após a Revolução Liberal em 1820, o mosteiro estava em risco de fechar as portas e os monges para evitar que isso acontecesse começaram a vender os pastéis de nata para uma refinaria de açúcar nas redondezas. Em 1834, o mosteiro acabou por fechar e a receita foi vendida à referida refinaria de açúcar. Três anos depois, os donos da refinaria abriram a Fábrica de Pastéis de Nata de Belém, que continua a funcionar até hoje e é gerida pelos descendentes dos donos originais.

LISBOA FOI QUASE TOTALMENTE DESTRUÍDA POR UM TERREMOTO EM 1755

   Em 1 de novembro de 1755, Lisboa foi abalada por um devastador terremoto (de 8,7 a 9 graus na escala Richter) que quase destruiu totalmente a cidade. O terremoto durou entre três e seis minutos e criou fissuras com 5 metros de largura no centro da cidade. Aproximadamente 40 minutos depois do terremoto, um tsunami engoliu a zona portuária da cidade e a baixa, continuando a subir pelo rio Tejo.
   O número de mortos chegou a 10 mil e cerca de 85% dos prédios da cidade foram destruídos, incluindo palácios e bibliotecas famosos. Esse acontecimento levou a um novo desenho da capital portuguesa. Um dos personagens da reconstrução de Lisboa foi Marquês de Pombal, que se tornou uma das figuras de maior reconhecimento em todo o país desde então, com monumentos e homenagens a ele por toda cidade.
   O terremoto teve um grande impacto econômico e político. Na época, Lisboa era a quarta cidade mais populosa da Europa, com cerca de 200 mil habitantes, mas demorou décadas a ser reconstruída e a tornar-se naquilo que é hoje.

PORTUGAL PRODUZ METADE DA CORTIÇA DO MUNDO

   O sobreiro é uma das poucas árvores nativas ainda existentes em Portugal, que é de onde se extrai a cortiça. Os sobreiros prosperam em Portugal devido à precipitação equilibrada, aos curtos períodos secos, aos invernos moderados e aos dias de sol, criando as condições ideais para essas árvores. Portugal produz 70% das exportações de cortiça do mundo. Os principais importadores de cortiça portuguesa são a Alemanha, o Reino Unido e os EUA.

TAMANHO DO PAÍS

   Portugal é um país pequeno tanto em tamanho, quanto em população. É possível cruzar Portugal em apenas um dia. São apenas 721 km de estradas de uma ponta a outra. Além disso, o país possui fronteira apenas com a Espanha e tem uma população de pouco mais de 10 milhões de pessoas (20 vezes menor que o Brasil).

POLÍTICA

   Diferente do Brasil onde o sistema é presidencialista, em Portugal o sistema político é o parlamentarismo. Há um Presidente da República e um Primeiro-Ministro que possuem papéis diferentes no governo do país.

SAÚDE PÚBLICA

   A Saúde pública em Portugal não é de graça. Os usuários (“utentes”, em Portugal) têm de pagar taxas moderadoras para todos os serviços. O governo paga a maior parte, mas os pacientes devem pagar as taxas para consultas, urgências, exames e cirurgias. No entanto, crianças, grávidas e pacientes com algumas doenças crônicas estão isentos do pagamento da taxa.

EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

   Depois do Tratado de Bolonha, a maioria dos cursos de graduação têm duração de três anos, com exceção dos cursos da área da saúde (como Medicina, por exemplo). Além disso, é possível fazer Mestrados Integrados aos Cursos Universitários e sair com o Mestrado após cinco anos de estudo.

TRAJES UNIVERSITÁRIOS

   Os trajes acadêmicos usados pelos estudantes universitários de Portugal lembram as roupas usadas pelos protagonistas do filme Harry Potter. E, essa semelhança não é por acaso. A autora do livro J. K. Rowling morou 18 meses no Porto, e se inspirou nos estudantes e nos vários lugares tradicionais da cidade para criar o enredo do livro – como a famosa livraria Lello, Café Majestic, Universidade do Porto e o Palácio de Cristal.

O traje acadêmico é utilizado pelos veteranos da faculdade. Alguns utilizam no dia a dia, mas é bem característico na semana que acontece a “praxe” (ou “trote”, no Brasil), que é recepção dos calouros. A tradição da vestimenta teve início com os clérigos, primeiros universitários, que usavam as capas para identificar as chamadas hierarquias que aconteciam na época. Mas, atualmente as características das batinas são outras e estão desvinculadas de qualquer tipo de conexão com a igreja católica.

CAIXAS ELETRÔNICOS

   Não é necessário entrar no banco em Portugal para sacar dinheiro. Por causa da segurança, muitos caixas eletrônicos (ou Multibancos, como são chamados em Portugal) ficam na rua. Além disso, em Portugal se diz levantar dinheiro e não fazer saque. Em Portugal, saque significa roubo.

LISTA DE NOMES PERMITIDOS

   Embora no Brasil seja comum inventar nomes para os filhos, isso não acontece em Portugal. Os portugueses não podem inventar nomes, mas devem respeitar uma lista de nomes permitidos no país. A lista de nomes é bem extensa e a cada ano ganha novos nomes, porém essas regras não se aplicam para pais estrangeiros que registram seus filhos no país.