Alcabideche, Portugal, 06 de dezembro de 2022.
“Estamos seguros, não porque seguramos firmemente em Jesus, mas porque Ele nos segura firmemente.” – R. C. Sproul
Amados irmãos e companheiros na obra missionária,
Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.
No mês passado recebemos os novos títulos de residência da Alessandra e do Lucas, com validade de três anos. Estava um pouco preocupado, pois estava demorando mais do que esperávamos, mas no final deu tudo certo, graças a Deus.
Os desafios que os missionários têm de superar são muitos: burocráticos, financeiros, espirituais e outros. Portugal é um país pequeno em tamanho, mas com grandes desafios para o trabalho missionário. O número de evangélicos em Portugal está entre 1 e 3% apenas. Cerca de 80% da população é católica romana, mas a grande maioria é nominal, e não praticante. No entanto, no interior do país a tradição católica é ainda muito forte. Apesar de ter uma maioria católica, Portugal é considerado hoje como um país pós-cristão, pois para muitos o cristianismo é visto como algo do passado, principalmente para os jovens, dentre os quais o ceticismo é muito forte. A obra missionária em Portugal exige muita paciência e perseverança. No entanto, a história de missões nos mostra muitos exemplos de missionários que souberam perseverar, apesar de todas as dificuldades e desafios, e colheram muitos frutos para a glória de Deus.
Além de auxiliar a Igreja Baptista de Cascais, tenho feito contato com outros pastores para estender o apoio a outras igrejas e frentes missionárias, que é a segunda fase de nosso projeto missionário. Infelizmente, a Convenção Baptista (e outras) em Portugal, além de ser pequena, é relativamente fechada para pastores de outras nacionalidades. No entanto, no mês passado tive a oportunidade de conhecer e pregar na Igreja Baptista de Odivelas, pastoreada pelo amigo Pr. Marcone, e, neste mês, pude estender o meu apoio também à Igreja Baptista de Vale Figueira – Almada, que é uma frente missionária da Igreja Baptista de Odivelas. Ademais, estamos orando por uma direção para os nossos passos e planos futuros, pois gostaríamos de poder avançar um pouco mais. Se Deus assim nos orientar, pensamos em nos mudar futuramente para uma outra região mais necessitada, porém, para isso precisamos do apoio de mais mantenedores, pois ainda dependemos muito do trabalho da Alessandra para completar o nosso sustento. Às vezes, eu penso que poderia ter feito muito mais durante este tempo em Portugal, se não fosse tantos desafios que temos enfrentado, mas sabemos que Deus está no controle de tudo. As coisas acontecem no tempo e na vontade de Deus. Steven Lawson diz que “Deus usa nossas provações para nos moldar, não para nos quebrar. Amadurecemos mais em dias de adversidade do que em dias de prosperidade”.
Por favor, orem:
* Pela saúde física, emocional e espiritual de toda nossa família;
* Pela melhoria das economias brasileira e portuguesa;
* Por novos mantenedores para nos apoiarem neste projeto;
* Por sabedoria e direção de Deus para os nossos próximos passos e planos futuros.
Somos imensamente gratos a todos que, com grande amor e dedicação, têm nos apoiado na obra missionária. Queremos aproveitar a oportunidade para desde já desejar a todos queridos irmãos, pastores e igrejas um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo!
Com gratidão,
Pr. Paulo Henrique e família
———————————-
Nossas contas pessoais – Em nome de Paulo Henrique P. Cunha
BB (Ag 3159-3 C/C 6573-0) | ITAÚ (Ag 6116 C/C 00485-1) | CAIXA (Ag 0193 OP 001 C/C 30063-1)
As nossas chaves PIX: 016.430.477-01 (CPF) | ppaulo_henrique@hotmail.com (E-mail)