Secularismo não significa, necessariamente, ausência de crença. Muitas vezes, significa substituir Deus por deuses funcionais mais convenientes ao próprio estilo de vida, como carreira, conforto, autonomia pessoal e reconhecimento social. O ateísmo funcional é justamente isso: viver praticamente sem Deus, mesmo sem declarar abertamente essa posição ou entrar em confronto direto com a fé alheia. Por isso, a resistência secular costuma se manifestar mais como indiferença cordial do que como hostilidade declarada e beligerante. O mesmo secularismo, porém, pode penetrar na própria igreja ao compartimentalizar a fé, reduzindo-a a um assunto de domingo em vez de reconhecê-la como uma visão de mundo que alcança todas as áreas da vida. Paulo descreveu essa troca aos romanos: “mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador” (Rm 1.25). A principal barreira hoje já não é a pergunta “Deus existe?”, mas uma questão muito mais silenciosa: “Por que eu precisaria dele?”.
O relativismo, por sua vez, transforma uma afirmação originalmente humilde, “ninguém tem toda a verdade”, em uma regra absoluta segundo a qual qualquer afirmação firme de verdade passa a ser automaticamente suspeita de arrogância. O pluralismo religioso, como ideologia, vai além do simples reconhecimento da pluralidade de crenças existentes. Ele considera moralmente errada, em si mesma, a exclusividade de qualquer fé específica. A exclusividade de Cristo, porém, não nasce de arrogância cultural disfarçada, mas de uma afirmação bíblica direta. Jesus declarou ser o caminho, a verdade e a vida, afirmando que ninguém vem ao Pai senão por ele (Jo 14.6). Essa declaração continua a ofender as sensibilidades contemporâneas, assim como ofendia as do primeiro século.
A pós-modernidade, por sua vez, desconfia das narrativas universais porque as grandes promessas da modernidade falharam repetidamente ao longo do século vinte. Nessa mentalidade, a experiência pessoal tornou-se o tribunal final da verdade, substituindo qualquer critério objetivo externo, inclusive o critério bíblico. A identidade humana deixou de ser recebida como um dom e passou a ser vista como um projeto em permanente construção. O resultado é uma insegurança crônica em quem nunca sente ter “chegado” a uma versão definitiva de si mesmo. Diante desse cenário, a resposta missionária adequada não pode limitar-se a um discurso bem argumentado. É necessária uma comunidade que encarne a verdade de forma visível e lhe devolva plausibilidade prática, não apenas sustentação teórica.
O sincretismo, por fim, entra pela porta da aceitação, sem jamais se apresentar abertamente como uma rejeição do evangelho. Suas formas variam conforme o contexto, mas o mecanismo permanece o mesmo: outras lealdades espirituais passam a competir silenciosamente com Cristo pelo centro da vida. A contextualização fiel atribui significado cristão à cultura ao redor; o sincretismo, ao contrário, esvazia o evangelho por dentro enquanto preserva sua aparência externa. Cristo é o único Mediador entre Deus e os homens (1Tm 2.5). Nenhum diálogo inter-religioso genuíno exige negociar essa convicção central. O risco do diálogo está em tratar a revelação bíblica como algo negociável diante da pressão social, não no encontro respeitoso com o outro.
Identificar um “deus funcional” que tenha disputado espaço com Deus recentemente, seja a carreira, a aprovação social ou o conforto material, e nomeá-lo com honestidade diante de Deus, é um primeiro passo. Conversar com alguém secular ou de outra religião presente na própria rede de relacionamentos, ouvindo antes de argumentar e procurando compreender genuinamente sua posição antes de responder, e identificar uma área da própria fé em que alguma lealdade estranha possa ter se misturado, sem que o momento exato dessa mistura tenha sido percebido, completam esse exame.
Este artigo faz parte do Curso de Capacitação Missionária.
Quer estudar a matéria completa, com videoaulas e certificado?
